O Caminho

a Verdade

e a Vida em Família

A Igreja sempre contemplou o mistério da Encarnação como sendo um Magnum Mysterium, um Grande Mistério: que assombro é o próprio Deus fazer-se carne, o infinito tornar-se finito! E ainda, ao ser concebido no seio virginal de Nossa Senhora, Deus quis desde sempre encarnar enquanto membro de uma família, a Sagrada Família. Como para qualquer católico nada do que Deus faz é desprovido de sentido, ao nascer em Belém numa família da descendência de David, Deus santificou a própria família, elevando a sua dignidade de tal forma que é missão de qualquer uma tornar-se igreja doméstica.

Esta convicção de que a família é o primeiro lugar onde, para além da vida, é transmitida a própria Fé Apostólica, implica que cada membro, seja o pai, a mãe ou os filhos, tome consciência da grande responsabilidade que assume na Economia da Salvação. Sem famílias católicas, a Fé não se transmite. “Quando vier o Filho do homem, encontrará fé sobre a terra?” (Lc 18, 8) – a resposta, em parte, deve ser dada pelas famílias.

Nos últimos 150 anos, o mundo – em particular o Ocidente – tem assistido a vários ataques à família. Como em todas as épocas, a Igreja nunca ignora mas responde aos ataques que lhe são feitos, pelo que o Magistério tem sido particularmente fecundo em matérias relacionadas com a família, o que por sua vez também tem enriquecido muito a reflexão teológica neste campo. Assim, e apesar de estar a ser assediada pelo Inimigo, existe um aprofundamento da missão de cada família católica no mundo, e que urgente é estar consciente disso!

Este espaço do site da Paróquia dedica-se precisamente à família, tal como foi querida e criada por Deus, assente no sacramento do matrimónio realizado entre um homem e uma mulher. À semelhança do Lar de Nazaré, em cada família há uma igreja doméstica que, tal como o grão de mostarda, é chamada a crescer para dar testemunho da sua Fé. Seja na fase do namoro, no cumprimento da vocação matrimonial ou na vivência familiar do quotidiano, convida-se a uma reflexão sobre aquilo que a Igreja propõe, sem nunca temer ser sinal de contradição num mundo que se afastou de Deus.

Mafalda e Vasco

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email