Mensagem aos Paroquianos
Caros Paroquianos e amigos
Quando, em Março passado, tomei conhecimento de que o meu nome constava de uma lista de padres abusadores, tive ocasião, em comunicado que então divulguei, de vos dizer o seguinte:
Procurarei fazer tudo o que estiver ao meu alcance para desmascarar quem me difamou, restaurando a minha honra, agora visada, livrando-a de qualquer mácula ou suspeita.
Analisarei quais as vias possíveis para reclamar judicialmente a reparação que me é devida, sabendo, todavia, que o carácter anónimo da denúncia poderá comprometer este meu propósito.
Por esta razão, venho informar-vos de que, há alguns dias, apresentei, junto dos serviços competentes do Ministério Público, uma participação criminal contra incertos pela prática dos crimes de difamação e de denúncia caluniosa.
Não vacilarei nos esforços para descobrir os responsáveis por uma tão insidiosa calúnia e para deles obter a reparação que é devida.
Confiando de que a verdade é um serviço à caridade e que Deus nos acompanha sempre nos caminhos da justiça, peço sobre vós, por intercessão de São Nicolau e Santa Maria Madalena, a bênção de Deus.
Pe. Mário Rui Leal Pedras
Lisboa, 17 de Setembro de 2023