No Exterior Ainda que pouco evidente, a fachada principal da igreja distingue-se por uma simplicidade harmoniosa. O tímpano é o principal elemento decorativo, nele figurando um ramo de palma e outro de oliveira entrecruzados, símbolos de vida, vitória e sacralidade.
Na nave, o tecto em abóboda de berço com apainelado de estuque, a moldura central ostenta o símbolo mariano AM (iniciais de Ave Maria), pintura de José Francisco Ferreira de Freitas. Nos quatro medalhões sobre as portas, figuram os “Doutores da Igreja” (S. Ambrósio, S. Jerónimo, S. Agostinho e S. Gregório Magno).
Os silhares de azulejos ornamentais que correm as paredes são de feição neoclássica, datáveis de início do século XIX, enquanto os do coro, com símbolos marianos, remontam ao fim de Setecentos. Conferem alguma dinâmica decorativa ao espaço da nave os trabalhos em cantaria que rematam o arco triunfal, as portas e os altares colaterais, destacando-se particularmente, no altar lateral do lado do evangelho, a imagem de Cristo Crucificado (oriundo do Convento do Espírito Santo da Pedreira), com uma pequena escultura de Nossa Senhora da Piedade aos pés. Defronte, no altar do lado da epístola, a tela representa São Carlos Borromeu distribuindo esmola. Os vitrais são produto da campanha de 1940.