PASSAGEM DA CRUZ DIOCESANA DA JMJ
A realização da Jornada só pode acontecer como caminho conjunto, em que as capacidades de cada um são reconhecidas e suscitadas. D. Manuel Clemente, Carta aos Diocesanos
Nos próximos meses, toda a Diocese de Lisboa se mobiliza na preparação do grande evento que reunirá centenas de milhares de jovens de todos os cantos do mundo para a JMJ LISBOA 2023.
Paróquias, movimentos e instituições religiosas e civis unem-se no caminho conjunto que o Nosso Patriarca convida a realizar para que os frutos da JMJ se encontrem não apenas depois do acontecimento, mas em todo o processo da preparação, pondo a render os talentos que cada um tem para colocar ao serviço de todos.
Este caminho que fazemos em conjunto para a JMJ é, de facto, uma das realizações do caminho sinodal que vivemos na diocese e em toda a Igreja.
Na carta que escreveu aos diocesanos de Lisboa no início do ano pastoral, o nosso Patriarca referindo-se à JMJ recorda ainda que a oração é “a primeira condição do seu êxito. A oração com que Jesus sempre iniciava e marcava a sua ação, pois tudo fazia a partir do Pai. Com Jesus e com Maria, constante Serva do Senhor, teremos de garantir em Deus tudo o que pudermos realizar.”
Pede-nos ainda que rezemos muito e sempre pela JMJ, pessoal e familiarmente, nos diferentes grupos, para alcançarmos os frutos que serão sempre de santidade.
Um gesto que mobiliza as comunidades para a oração é a passagem da Cruz diocesana da Jornada pelas diferentes igrejas da diocese. Relembrando a necessidade de rezar pelo encontro, a Cruz diocesana procura unir os fiéis das paróquias para se comprometerem, no que puderem, com a preparação da JMJ.
A Cruz diocesana estará na Igreja de São Nicolau nos dias 1 e 2 de Novembro, terminando-se as Missas desses dias com a oração oficial das JMJ LISBOA 2023.
Todos os fiéis estão convidados a aproveitar esta passagem como um sinal e convite para rezarmos e colaborarmos, segundo as nossas capacidades, no grande encontro do próximo ano em Lisboa.
Também no dia 3 de Novembro, primeira quinta-feira do mês, como resposta ao pedido do nosso bispo, iniciamos o itinerário de Preparação Espiritual para a JMJ LISBOA 2023 com a Adoração ao Santíssimo Sacramento durante toda a noite. Depois da Missa das 22h do dia 3 de Novembro, o Santíssimo é exposto e permanece no altar durante a noite toda, permanecendo a Igreja aberta durante o período de adoração que será orientado por jovens.
Como dizia o nosso Patriarca, pessoalmente ou em família, nesta noite todos estamos convidados a procurarmos o Senhor Jesus para lhe pedir pela JMJ e pelas necessidades da Igreja, das nossas famílias e do mundo.