Sacramento do Crisma

«Bem cedo, para melhor significar o dom do Espírito Santo, se acrescentou à imposição das mãos uma unção com óleo perfumado (Crisma). Esta unção ilustra o nome de “cristão”, que significa “ungido”, e que vai buscar a sua origem ao próprio nome de Cristo, aquele que “Deus ungiu com o Espírito Santo” (Act 10,38)». CIC, 1289

Preparar o Sacramento do Crisma

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

O Crisma celebra-se todos os anos na Igreja de São Nicolau, em princípio no mês de Junho.

O padrinho ou a madrinha deve ser diferente dos pais e do cônjuge e de preferência, quem desempenhou essa missão no baptismo. Para alguém poder ser padrinho/madrinha requer-se que: possua aptidão e intenção de desempenhar este múnus, tenha completado dezasseis anos de idade, seja católico, confirmado e já tenha recebido a santíssima Eucaristia, se casado tenha celebrado o sacramento do matrimónio; não seja pai ou mãe do crismado. O padrinho deve apresentar a sua certidão de baptismo em que conste também o seu Crisma.

Admitem-se à celebração do sacramento do Crisma os adolescentes ou Jovens, em princípio com mais de 14 anos, e Adultos, que sejam baptizados, levem uma vida consentânea com a fé católica e estejam nas condições canónicas para receber o Sacramento.

Serão 6 a 8 encontros de formação a decorrer nas Segundas-feiras, entre Abril e Junho, na Biblioteca da Igreja de S. Nicolau, com entrada pela Rua dos Douradores 57 e orientados pelo Pe. Hugo Santos.

Quais são os documentos necessários do Crismando a entregar na nossa Paróquia?

Preencher e enviar o formulário de inscrição para o Crisma por online, por e-mail para cartorio@paroquiasaonicolau.pt. ou entregar no cartório em São Nicolau até 15 de Abril. Enviar ou entregar também o seu certificado de Baptismo.