Sacramento do Baptismo

“Ide, pois, fazei discípulos de todas as nações, baptizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinai-lhes a cumprir tudo quanto vos mandei” Mt 28,19-20

Baptismo de Crianças

O Baptismo insere-nos no corpo da Igreja, povo santo de Deus. E neste corpo, neste povo a caminho, a fé é transmitida de geração em geração: trata-se da fé da Igreja. Papa Francisco​

Os baptismos celebram-se, em princípio, na igreja paroquial da residência dos pais da criança, ainda que os pais possam, por motivos variados, escolher outra igreja paroquial para batizar o seu filho.

O contacto, para a pré-marcação do Baptismo deve ser feito para a igreja paroquial onde os pais pretendem celebrar o Baptismo. Se os pais pretenderem celebrar o Baptismo nas igrejas paroquiais de São Nicolau ou Santa Maria Madalena as pré-marcações só se podem aceitar, no Sábado e no Domingo.

O processo decorre habitualmente na Paróquia da residência dos pais. Se o processo se realizar em São Nicolau e Santa Madalena deve ser iniciado pelo menos com um mês antes do Baptismo.

Se os pais, residindo noutra paróquia, desejarem que o baptismo seja celebrado em São Nicolau ou Santa Madalena, devem pedir a transferência de baptismo na paróquia de origem, onde será elaborado o processo e onde se fará a preparação dos pais e padrinhos.

Se os Pais, residirem ou participarem na vida das Paróquias de São Nicolau e Santa Madalena, o processo do baptismo e as reuniões preparatórias para os pais e padrinhos, realizam-se na Paróquia de São Nicolau.

O baptizando terá um só padrinho ou uma só madrinha, ou então um padrinho e uma madrinha (cf can. 873 CDC). Para alguém assumir o múnus de padrinho requer-se que possua aptidão e intenção de desempenhar este múnus, tenha completado 16 anos; seja católico; já tenha recebido o Crisma; Se casado, tenha celebrado o Sacramento do Matrimónio e leve uma vida consentânea com a fé e o múnus que vai desempenhar.

Após o processo estar finalizado e caso o baptismo se realize nas nossas paróquias haverá, no mínimo, duas reuniões para os Pais e Padrinhos, com um sacerdote da paróquia.

Se o processo se realizou fora e o Baptismo se celebra nas nossas igrejas paroquiais, após a entrega do documento de transferência, haverá, no mínimo, uma reunião, para pais e padrinhos, com um sacerdote da Paróquia.

Se o processo preparatório do Baptismo se realiza em São Nicolau que documentos são necessários entregar no cartório de São Nicolau?

Preencher o formulário de inscrição online, enviá-lo por e-mail para cartorio@paroquiasaonicolau.pt, ou entrega-lo no cartório da Paróquia de São Nicolau.

Enviar ou entregar, logo que possível, os restantes documentos: Cédula de nascimento da criança; cartões de cidadãos dos pais; a transferência de baptismo (sendo de outra paróquia) e o certificado de Crisma dos padrinhos.

Baptismo de Adultos

Sacramentos de Iniciação Cristã

Celebram-se na igreja de São Nicolau ou de Santa Maria Madalena.

Os adultos após a sua inscrição terão um tempo pessoal e comunitário prolongado de formação e preparação, com diversos passos, para que possam aceder à recepção dos sacramentos de iniciação cristã.

O catecúmeno terá um só padrinho ou uma só madrinha, ou então um padrinho e uma madrinha (can. 873). Para alguém assumir o múnus de padrinho requer-se que: Tenha completado 16 anos; seja católico; já tenha recebido o Crisma; Se casado, tenha celebrado o Sacramento do Matrimónio e leve uma vida consentânea com a fé e o múnus que vai desempenhar.

Quais são os documentos necessários a entregar na nossa paróquia?

Preencher o formulário de inscrição e enviar online ou por e-mail para cartorio@paroquiasaonicolau.pt, ou entregar no cartório da Paróquia de São Nicolau.

Enviar ou entregar, logo que possível, a cópia do cartão de cidadão. Após a recepção da inscrição o catecúmeno será contactado pela Paróquia para iniciar a sua formação.