Sacramento da Eucaristia

O Sacrifício eucarístico, memorial da morte e ressurreição do Senhor, culmina e é fonte e cume de todo o culto e da vida cristã, nele se realiza a unidade do Povo de Deus e se completa a edificação do Corpo de Cristo.

Eucaristia

A Eucaristia insere-se no âmago da «iniciação cristã», juntamente com o Baptismo e a Confirmação, constituindo a nascente da própria vida da Igreja. Com efeito, é deste Sacramento do Amor que derivam todos os caminhos autênticos de fé, de comunhão e de testemunho.

A celebração eucarística é muito mais do que um simples banquete: é precisamente o memorial da Páscoa de Jesus, o mistério fulcral da salvação. «Memorial» não significa apenas uma recordação, uma simples lembrança, mas quer dizer que cada vez que nós celebramos este Sacramento participamos no mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo. A Eucaristia constitui o apogeu da obra de salvação de Deus: com efeito, fazendo-se pão partido para nós, o Senhor Jesus derrama sobre nós toda a sua misericórdia e todo o seu amor, a ponto de renovar o nosso coração, a nossa existência e o nosso próprio modo de nos relacionarmos com Ele e com os irmãos. É por isso que geralmente, quando nos aproximamos deste Sacramento, dizemos que «recebemos a Comunhão», que «fazemos a Comunhão»: isto significa que no poder do Espírito Santo, a participação na mesa eucarística nos conforma com Cristo de modo singular e profundo, levando-nos a prelibar desde já a plena comunhão com o Pai, que caracterizará o banquete celestial, onde juntamente com todos os Santos teremos a felicidade de contemplar Deus face a face. Papa Francisco

Forma Extraordinária

“O Missal Romano promulgado por Paulo VI é a expressão ordinária da «lex orandi» («norma de oração») da Igreja Católica de rito latino. Contudo o Missal Romano promulgado por São Pio V e reeditado pelo Beato João XXIII deve ser considerado como expressão extraordinária da mesma «lex orandi» e deve gozar da devida honra pelo seu uso venerável e antigo. Estas duas expressões da «lex orandi» da Igreja não levarão de forma alguma a uma divisão na «lex credendi» («norma de fé») da Igreja; com efeito, são dois usos do único rito romano (…)”.

O Pároco de São Nicolau e de Santa Maria Madalena, recebeu, em 2014, uma petição, subscrita por várias dezenas de leigos católicos, para que lhes fosse possibilitado participarem na Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano.

Em 2015, estando reunidas as condições requeridas pela Igreja, o Pároco, em consonância com o Motu Proprio e com a Instrução para a sua aplicação, e após ter ouvido a quem de direito, decidiu autorizar, que se iniciasse a celebração da Santa Missa na Forma Extraordinária.

A Santa Missa celebra-se na Forma Extraordinária, de Segunda a Sexta-feira, na Igreja da Conceição Velha e aos Sábados, Domingo e Dias Santificados na Igreja de São Nicolau.

Comunidades Católicas

Em razão da presença de comunidades imigrantes de origem linguísticas diversas e havendo necessidade pastoral de responder às solicitações apresentadas pelas próprias comunidades, as Paróquias de São Nicolau e de Santa Maria Madalena acolhem e a acompanham as seguintes comunidades católicas:

Comunidade de Língua Inglesa
A Santa Missa celebra-se, em inglês, aos Domingos e Dias Santos, na Igreja da Conceição Velha.

Comunidade Filipina
A Santa Missa celebra-se, em Tagalog, aos Domingos e Dias Santos, na Igreja da Madalena.

Comunidade Angolana
A Santa Missa celebra-se, em Português, com cânticos em Umbundu e Kimbundo, no último Domingo de cada mês, na Igreja da Madalena.

Associações e Grupos

Irmandades do Santíssimo Sacramento

Irmandade de São Nicolau
A Santa Missa celebra-se com os Irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora da Caridade, no primeiro Domingo de cada mês, na Igreja de São Nicolau.

Irmandade da Vitória
A Santa Missa celebra-se com os Irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora da Vitória, no quarto Domingo de cada mês, na Igreja da Vitória.

Irmandade da Madalena
A Santa Missa celebra-se com os Irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento e do Senhor dos Perdões da Madalena, no terceiro Domingo de cada mês, na Igreja da Madalena.

Irmandade da Conceição Velha
A Santa Missa celebra-se com os Irmãos da Irmandade do Santíssimo Sacramento, Santa Cruz e Passos da Conceição Velha, no segundo Domingo de cada mês, na Igreja da Conceição Velha.

Associações Profissionais

Associação Cristã Empresários e Gestores
A Santa Missa celebra-se nos encontros mensais dos associados do núcleo de Lisboa da ACEGE, na Igreja de São Nicolau.

Associação dos Juristas Católicos
A Santa Missa celebra-se nos encontros bimestrais com os associados dos Juristas Católicos, na Igreja de São Nicolau.

Grupos Paroquiais

Grupo de Residentes
A Santa Missa celebra-se em ritmo semanal com os residentes da “casa de São Nicolau”, às 5ªs feiras na Igreja de São Nicolau.

Equipas de Casais
A Santa Missa celebra-se em ritmo mensal com Equipas de casais, na primeira 2ª feira de cada mês, na Igreja de São Nicolau.