Sacramento da Ordem

“A Ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Jesus aos Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até ao fim dos tempos; é portanto, o sacramento do ministério apostólico.” CIC, 1536

Oração pelas Vocações

O “segredo” das vocações é muito simples, descobre-se no cumprimento do mandato do Mestre: “Pedi ao dono da seara que mande mais trabalhadores para a Sua seara”.

Na nossa Paróquia queremos cumprir, ainda mais, este mandato. Por isso, pedimos a todos os paroquianos que nos acompanhem na oração, agradecendo o dom das vocações concedidas, pedindo a graça de os sacerdotes e seminaristas as viverem na fidelidade e suplicando ao Senhor que:

• Abra o coração de muitos mais jovens da nossa Paróquia para, vivendo santamente, fazerem das suas vidas um Sim a Deus;

• Suscite no coração de muitos mais jovens da nossa Paróquia o Seu apelo para que O sigam na diversidade de vocações e carismas, na vida contemplativa ou na vida activa;

• Chame muitos mais jovens da nossa Paróquia ao Sacerdócio, para que estejam com Ele, aprendam d’Ele e por Ele sejam enviados a servir santamente a Igreja na nossa querida Diocese de Lisboa.

Discernimento Vocacional

Os sacerdotes da Paróquia acompanham, pela direcção espiritual e por um cuidado discernimento vocacional outros jovens que com seriedade, na oração e no estudo, se interrogam sobre a sua vocação e, em liberdade, se dispõem a escutar a voz do Senhor: “Segue-Me”.

Seminaristas da Paróquia

Em 2018, são quatorze os seminaristas que, tendo feito parte do seu percurso de fé na Paróquia de São Nicolau, se encontram a receber formação para servirem a Igreja como sacerdotes. Com proveniências diversas, estes seminaristas encontram-se no Seminário dos Olivais, para servir como sacerdotes o Patriarcado de Lisboa, ou noutras realidades eclesiais: na Ordem Beneditina em Singeverga, no Instituto de Cristo Rei, na Fraternidade de São Pedro e no Instituto Bom Pastor em percursos de formação que culminarão, assim pedimos ao Senhor, na ordenação sacerdotal.

Ordenações para a Diocese de Lisboa

Todos os anos, no Primeiro Domingo de Advento, o Senhor Cardeal Patriarca ordena para servirem como diáconos a Diocese de Lisboa aqueles que o Seminário Maior lhes apresenta para a ordem de Diácono.

Todos os anos no Domingo mais próximo de 29 de Junho (São Pedro e São Paulo), dia em que o Senhor Patriarca ordena para servirem como sacerdotes aqueles que o Seminário Maior lhe apresenta para receberem a Ordem de Presbítero.