Para sustentar a Paróquia

O seu contributo para ajudar a sustentar a Paróquia de São Nicolau é muito necessário.
Seja generoso. Dentro das suas possibilidades faça um contributo regular.

Como fazer para dar o seu contributo paroquial?

Faça o seu contributo online.

Ou então faça o seu contribuo pela forma que lhe for mais conveniente:
Iban: PT50 0033 0000 0001 5463 8487 2, cheque ou em numerário

É a forma habitual de prover às necessidades da Igreja para que a Paróquia disponha do necessário à celebração dos Sacramentos, à adoração do Santíssimo, ao culto divino, ao apostolado e à sustentação do clero.

As Paróquias estendem-se por zonas residenciais, num determinado território. A sustentação habitual de cada Paróquia assenta nos residentes da sua área paroquial, através do contributo paroquial, dos ofertórios das Missas, das ofertas extraordinárias por ocasião dos baptizados e casamentos e de outros donativos.

Nas Paróquias de São Nicolau e Santa Madalena, com cinco igrejas abertas ao culto, também já foi assim… Porém agora os residentes são raros, poucos se dispõem a dar o seu contributo paroquial, os peditórios nas Missas são reduzidos e há nas nossas igrejas poucos baptizados e casamentos. Por outro lado temos mais despesas: as igrejas estão abertas durante mais tempo, são igrejas antigas, logo com elevadas despesas de conservação, são muito visitadas logo com custos acentuados na guardaria, com uma liturgia cuidada o que acresce custos nos organistas, no canto, nas flores, sem falar nas despesas habituais da limpeza, electricidade, água, telefone, gás…

Em Portugal quem sustenta a Igreja é a generosidade dos fiéis. Assim acontece também entre nós. Os paroquianos, residentes e os outros católicos que tomam estas paróquias como suas, são chamados a dar de forma regular o contributo paroquial para as sustentar. De facto, para que as nossas Paróquias realizem a sua missão é preciso que todos os católicos lhe proporcionem os meios necessários.

Outros contributos para a sustentação da Paróquia

Pode contribuir para sustentação da Paróquia também através dos ofertórios nas Missas e das ofertas extraordinárias pela celebração dos baptizados e casamentos.

Ofertórios nas Missas

Os ofertórios das Missas são escassos e diminuíram bastante com a pandemia. Esta situação tornou mais difícil o manuseio das moedas por parte dos fiéis e também a sua contagem e depósito. Assim pedimos-lhe, se lhe for possível, aumente o valor do seu donativo no ofertório da Missa ou faça a sua oferta por Paypal, ou por multibanco no final da Missa.

A partir da Igreja de São Nicolau, transmite-se em directo, todos os dias às 22h, a Santa Missa. Se nos acompanha pelo Youtube e Facebook participe também no ofertório virtual, através do Paypal.

Devoções e promessas

Já sabe que é muito bem-vindo às Igrejas das Paróquias de São Nicolau e Santa Madalena e que em cada uma das suas Igrejas, pode cumprir as suas devoções e promessas. A sua oferta pode ser colocada num dos cofres das Igrejas ou entregue no acolhimento em São Nicolau.

Pode também oferecer uma vela a um dos santos da sua devoção e rezar diante da imagem sagrada a oração da pagela. Estará também assim deste modo a contribuir para a sustentação da Paróquia.

E se não se puder deslocar à Igreja pode, em sua casa, no seu trabalho, seja em acção de graças ou de pedido, acender uma vela digital e rezar a oração da pagela pedindo a intercessão de um santo da sua devoção.