Centro Social Paroquial

O Centro Social Paroquial de São Nicolau, Instituição Particular de Solidariedade Social, é uma das instituições que expressa o exercício da caridade da Paróquia de São Nicolau, procurando, através das suas respostas sociais, tornar o desafio da caridade cristã operativo na Baixa de Lisboa. A acção caritativa é um dever de toda a Paróquia: “A Igreja enquanto comunidade deve praticar o amor” e o “amor tem necessidade de organização para um serviço comunitário ordenado”.

Valências

O Convívio de São Nicolau acolhe 32 idosos residentes na nossa área geográfica, desenvolvendo actividades ocupacionais e promovendo uma dinâmica de integração social. O Convívio proporciona um acompanhamento personalizado aos utentes, além das tardes de convívio, acções formativas, momentos de lazer, visitas e peregrinações.

A solidão e o isolamento continuam a estar entre os principais problemas dos idosos residentes na Baixa. Proporciona-se o necessário acompanhamento, através de contactos habituais e de visitas, contribuindo para o aumento da sua auto-estima e mobilidade.

KIT-ALMOÇO
Distribuem-se diariamente de Segunda a Sexta, na Igreja de São Nicolau, na Rua dos Douradores 57, 120 sacos com um Kit-almoço a pessoas em situação de necessidade alimentar.

JANTAR QUENTE
Distribuem-se diariamente de Segunda a Sexta-feira, na Igreja de São Nicolau, na Rua dos Douradores 59, 150 jantares quentes a pessoas em situação de necessidade alimentar.

CABAZES SEMANAIS DE ALIMENTOS FRESCOS
Distribuem-se todas as semanas cerca de 40 cabazes de alimentos frescos, às sextas-feiras, na Rua dos Douradores 57, às famílias acompanhadas pelo Centro Social.

CABAZES MENSAIS DE ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS
Distribuem-se todas os meses, na 4ª Sexta-feira do mês, cerca de 100 cabazes de alimentos não perecíveis, na Rua dos Douradores 57, às famílias acompanhadas pelo Centro Social.

CARTÕES PRÉ-COMPRADOS
Distribuem-se ao longo de cada mês cerca de 100 cartões pré-comprados às pessoas e famílias acompanhadas por São Nicolau.

CABAZ DE NATAL E CABAZ DA PÁSCOA
Distribuem-se 220 cabazes de alimentos na época de Natal e outros 220 cabazes na época da Páscoa, às famílias mais necessitadas e acompanhadas por São Nicolau.

Recolhe e providencia a distribuição de vestuário e outra roupa a pessoas e famílias em situação de carência reconhecida. A distribuição realiza-se duas vezes por semana, nas instalações da Igreja da Madalena. Para beneficiarem deste apoio as pessoas deverão fazer uma breve entrevista com a assistente social, Irmã Maria, que lhes passará a credencial para o levantamento da roupa de que tem necessidade.

O serviço social acompanha e apoia mensalmente em numerário 10 famílias, com dificuldades financeiras, e em situação de carência reconhecida, ou seja sem condições para pagar a luz, a água ou a renda, ou na prestação de auxílio no apoio à educação de menores que lhes sejam dependentes.

O serviço social acompanha e apoia mensalmente em numerário 10 famílias, com dificuldades financeiras, e em situação de carência reconhecida, ou seja sem condições para pagar a luz, a água ou a renda, ou na prestação de auxílio no apoio à educação de menores que lhes sejam dependentes.

Porta Aberta

A porta aberta é a forma de acolher as pessoas que, com necessidades muito diversas, procuram respostas para os seus problemas de ordem pessoal, familiar e social.

O atendimento é realizado por uma assistente social que faz a triagem dos problemas. Essa triagem pode conduzir as pessoas para as respostas existentes em São Nicolau ou pode reconduzi-las para respostas sociais de outras instituições, com quais estamos articulados, que tenham respostas mais habilitadas e possam fornecer os apoios necessários e adequados.

Procuramos responder às necessidades apresentadas com apoios quer no âmbito psicológico, jurídico, social e espiritual, estendendo a mão a quem, em situações muito diversas, mais precisa.

O projecto de apoio à constituição da Biblioteca do Instituto Superior do Huambo, tem-se realizado através de pedidos, recolha e envios de livros oferecidos pelas bibliotecas de universidades portuguesas e de espólios de particulares.

Enviaram-se até ao presente mais de 20.000 títulos em diversas áreas de saber, nomeadamente de cultura geral, língua portuguesa, filosofia, teologia, economia e direito além de estantes para a biblioteca, material informático e outros equipamentos.

Scroll to Top