Centro Social Paroquial

O Centro Social Paroquial de São Nicolau, Instituição Particular de Solidariedade Social, é uma das instituições que expressa o exercício da caridade da Paróquia de São Nicolau, procurando, através das suas respostas sociais, tornar o desafio da caridade cristã operativo na Baixa de Lisboa. A acção caritativa é um dever de toda a Paróquia: “A Igreja enquanto comunidade deve praticar o amor” e o “amor tem necessidade de organização para um serviço comunitário ordenado”.

Valências

O Convívio de São Nicolau acolhe 32 idosos residentes na nossa área geográfica, desenvolvendo actividades ocupacionais e promovendo uma dinâmica de integração social. O Convívio proporciona um acompanhamento personalizado aos utentes, além das tardes de convívio, acções formativas, momentos de lazer, visitas e peregrinações.

A solidão e o isolamento continuam a estar entre os principais problemas dos idosos residentes na Baixa. Proporciona-se o necessário acompanhamento, através de contactos habituais e de visitas, contribuindo para o aumento da sua auto-estima e mobilidade.

KIT-ALMOÇO
Distribuem-se diariamente de Segunda a Sexta, na Igreja de São Nicolau, na Rua dos Douradores 57, 120 sacos com um Kit-almoço a pessoas em situação de necessidade alimentar.

JANTAR QUENTE
Distribuem-se diariamente de Segunda a Sexta-feira, na Igreja de São Nicolau, na Rua dos Douradores 59, 150 jantares quentes a pessoas em situação de necessidade alimentar.

CABAZES SEMANAIS DE ALIMENTOS FRESCOS
Distribuem-se todas as semanas cerca de 40 cabazes de alimentos frescos, às sextas-feiras, na Rua dos Douradores 57, às famílias acompanhadas pelo Centro Social.

CABAZES MENSAIS DE ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS
Distribuem-se todas os meses, na 4ª Sexta-feira do mês, cerca de 100 cabazes de alimentos não perecíveis, na Rua dos Douradores 57, às famílias acompanhadas pelo Centro Social.

CARTÕES PRÉ-COMPRADOS
Distribuem-se ao longo de cada mês cerca de 100 cartões pré-comprados às pessoas e famílias acompanhadas por São Nicolau.

CABAZ DE NATAL E CABAZ DA PÁSCOA
Distribuem-se 220 cabazes de alimentos na época de Natal e outros 220 cabazes na época da Páscoa, às famílias mais necessitadas e acompanhadas por São Nicolau.

Recolhe e providencia a distribuição de vestuário e outra roupa a pessoas e famílias em situação de carência reconhecida. A distribuição realiza-se duas vezes por semana, nas instalações da Igreja da Madalena. Para beneficiarem deste apoio as pessoas deverão fazer uma breve entrevista com a assistente social, Irmã Maria, que lhes passará a credencial para o levantamento da roupa de que tem necessidade.

O serviço social acompanha e apoia mensalmente em numerário 10 famílias, com dificuldades financeiras, e em situação de carência reconhecida, ou seja sem condições para pagar a luz, a água ou a renda, ou na prestação de auxílio no apoio à educação de menores que lhes sejam dependentes.

O serviço social acompanha e apoia mensalmente em numerário 10 famílias, com dificuldades financeiras, e em situação de carência reconhecida, ou seja sem condições para pagar a luz, a água ou a renda, ou na prestação de auxílio no apoio à educação de menores que lhes sejam dependentes.

Porta Aberta

A porta aberta é a forma de acolher as pessoas que, com necessidades muito diversas, procuram respostas para os seus problemas de ordem pessoal, familiar e social.

O atendimento é realizado por uma assistente social que faz a triagem dos problemas. Essa triagem pode conduzir as pessoas para as respostas existentes em São Nicolau ou pode reconduzi-las para respostas sociais de outras instituições, com quais estamos articulados, que tenham respostas mais habilitadas e possam fornecer os apoios necessários e adequados.

Procuramos responder às necessidades apresentadas com apoios quer no âmbito psicológico, jurídico, social e espiritual, estendendo a mão a quem, em situações muito diversas, mais precisa.

O projecto de apoio à constituição da Biblioteca do Instituto Superior do Huambo, tem-se realizado através de pedidos, recolha e envios de livros oferecidos pelas bibliotecas de universidades portuguesas e de espólios de particulares.

Enviaram-se até ao presente mais de 20.000 títulos em diversas áreas de saber, nomeadamente de cultura geral, língua portuguesa, filosofia, teologia, economia e direito além de estantes para a biblioteca, material informático e outros equipamentos.

Informação institucional

Estatutos

Consulte aqui os Estatutos do Centro Social Paroquial de São Nicolau.

Órgãos Sociais

Consulte aqui os Órgãos Sociais do Centro Social Paroquial de São Nicolau.

Relatório de contas

Consulte aqui o Relatório de Contas de 2016 do Centro Social Paroquial de São Nicolau.

Consulte aqui o Relatório de Contas de 2017 do Centro Social Paroquial de São Nicolau.

Consulte aqui o Relatório de Contas de 2018 do Centro Social Paroquial de São Nicolau.

Consulte aqui o Relatório de Contas de 2019 do Centro Social Paroquial de São Nicolau.