Sacramento da Unção dos doentes

«A atenção e o acompanhamento pastoral dos doentes, se por um lado é sinal da ternura de Deus por aqueles que se encontram no sofrimento, por outro traz benefício espiritual também aos sacerdotes e a toda a comunidade cristã, na consciência de que o que fazemos aos mais pequeninos, é ao próprio Jesus que o fazemos» cf. Mt 25, 40

Pastoral dos idosos e dos doentes

O acompanhamento e o cuidado pastoral dos idosos e dos doentes faz-se junto de cada idoso ou doente em sua própria casa, sempre que o próprio ou a família o solicite.

O mesmo cuidado pastoral se realiza junto dos idosos e doentes que se encontram acompanhados nos Lares da Graça e da Vitória ou que são acompanhados pelo Centro Social Paroquial de São Nicolau.

Inscrições

As Inscrições para a recepção da Unção dos doentes, ou Santa Unção, devem ser feitas até 31 de Janeiro, nos respectivos lares da Graça e da Vitória e no Acolhimento de São Nicolau.

Celebração

A Santa Unção administra-se comunitariamente, no dia 11 de Fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes, na Capela da Graça e na Igreja de São Nicolau.

A Santa Unção será também administrada em casa ou nos lares por cada doente ou idoso individualmente quando não há condições de se deslocarem à Capela da Graça ou à Igreja de São Nicolau para a receberem comunitariamente na Missa.