Sacramento do Matrimónio

“O pacto matrimonial, pelo qual o homem e a mulher constituem entre si a comunhão íntima de toda a vida, foi elevado por Cristo Nosso Senhor à dignidade de sacramento” CIC, 1601

Preparar

O Sacramento do Matrimónio pode celebrar-se em qualquer Igreja, com culto público, escolhida pelos noivos.

Caso seja nas igrejas das nossas Paróquias, deve contactar, para a pré-marcação do Sacramento do Matrimónio, o Cartório da Igreja de São Nicolau. As pré-marcações podem ser feitas até um ano antes do matrimónio e precisam de serem confirmadas até 3 meses antes da data, caso a confirmação não seja feita a pré-marcação fica anulada automaticamente.

O processo para o Matrimónio faz-se habitualmente na Paróquia da Residência da noiva ou do noivo e deve iniciar-se, com tempo suficiente de antecedência, cerca de seis meses. Quando o processo decorre nas nossas Paróquias deve iniciar-se no cartório paroquial, pelo menos com três meses antes da data pretendida.

Se o processo ocorre nas nossas paróquias, o certificado civil para casamento católico, deve ser pedido pelos noivos numa conservatória de registo civil. O certificado civil tem apenas três meses de validade.

Entregar, duas semanas antes da data do matrimónio, na Igreja onde se celebra o Matrimónio:
• O Certificado matrimonial de Nada Obsta emitido pelo Patriarcado,
• O Certificado Civil para Casamento Católico,
• O certificado de participação no CPM.

Quais são os documentos necessários para o processo canónico?

Se o processo vai decorrer nas nossas Paróquias ou se o Matrimónio é celebrado nas nossas Paróquias, os noivos devem preencher e enviar o formulário de inscrição on line ou para cartorio@paroquiasaonicolau.pt. ou entregá-lo no cartório em São Nicolau.

São necessários entregar, na Paróquia onde se realiza o processo canónico de preparação para o Matrimónio, os seguintes documentos complementares : Cópia dos Cartões de Cidadão dos noivos e de duas testemunhas, certidão de Baptismo e de estado livre dos noivos.

Acompanhar

Encontro com os Noivos
Além de tratarem do processo canónico e do pedirem o certificado civil, os noivos terão ainda um conjunto de encontros de preparação de âmbito doutrinal e litúrgico em ordem à celebração do Matrimónio. Recomenda-se aos noivos que intensifiquem espiritualmente o tempo último de noivado, aprofundando a sua fé, celebrando os sacramentos, vivendo em estado de graça de forma a prepararem a recepção do Sacramento do Matrimónio.

Curso de Preparação Matrimonial
Recomenda-se que os noivos se inscrevam atempadamente e participem num dos Cursos de Preparação Matrimonial – CPM (clique aqui para saber mais informações), a marcar atempadamente de forma a ser realizado antes do matrimónio.

Celebrar

Preparação espiritual
Investirem no tempo pessoal e comum na relação com Deus, na oração, numa recolecção ou retiro e confessarem-se uns dias antes do Matrimónio para estarem em estado de graça na celebração do Sacramento do Matrimónio.