Primeiros Cinco Sábados
“Olha, minha filha, o meu Coração, rodeado de espinhos com que homens ingratos O trespassam a todo o momento pelas suas blasfêmias e ingratidões. Ao menos tu faz por me consolar e anunciar em meu nome que prometo assistir na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação, a todos aqueles que, no primeiro sábado de cinco meses seguidos, recebam o sacramento da confissão, recebam a Sagrada Comunhão, rezem cinco dezenas do rosário e me façam companhia durante quinze minutos, enquanto meditam nos quinze mistérios do rosário, com a intenção de fazerem reparação ao meu Imaculado Coração”. (Nossa Senhora à irmã Lúcia a 10 de dezembro de 1925)
No primeiro sábado de Outubro, dia 7, a Igreja de São Nicolau realizará, como é habitual, a devoção dos Primeiros Cinco Sábados, tão recomendada por Nossa Senhora de Fátima.
Ao longo da manhã, haverá Confissões (10h30-13h). Às 11 horas, o sacerdote inicia este momento de oração com uma breve Meditação sobre as virtudes de Maria no plano da salvação e da nossa vida espiritual. Com a intenção de desagravar o Imaculado Coração de Maria, reza-se o Terço pelas 11h30. Às 12h15, em adoração diante do Senhor, recita-se o Angelus seguindo-se a Bênção do Santíssimo Sacramento. A Santa Missa das 12h30 será oferecida em reparação ao Imaculado Coração de Maria.