Solenidade de São Vicente

Aniversário da Ordenação Episcopal de D. Manuel Clemente

No próximo sábado, dia 22 de Janeiro, a nossa igreja diocesana celebra a Solenidade de São Vicente, padroeiro principal do Patriarcado.

Neste mesmo dia, na igreja de São Nicolau, às 12h30, será celebrada a Missa em acção de graças pelo aniversário da Ordenação Episcopal de D. Manuel Clemente. Elevamos assim a Deus a nossa oração pelo nosso Patriarca.

D. Manuel Clemente nasceu em Torres Vedras a 16 de Julho de 1948. Em Junho de 1979 foi ordenado presbítero; vinte anos depois, em Novembro de 1999, foi nomeado Bispo Auxiliar de Lisboa, com o título de Pinhel, e em Janeiro de 2000, ordenado na Igreja de Santa Maria de Belém (Jerónimos). Em 2007, foi nomeado Bispo do Porto e em 18 de Maio de 2013 tornou-se o 17º Patriarca de Lisboa. Foi eleito Cardeal pelo Papa Francisco em 4 de Janeiro de 2015.