
Carta do Patriarca de Lisboa a todo o Povo de Deus por ocasião da Solenidade de São Vicente e do Jubileu Episcopal do Senhor Dom Manuel Clemente
Caríssimos Irmãos e Irmãs,
São Vicente, diácono e mártir, é invocado há séculos como Padroeiro do nosso Patriarcado de Lisboa. É significativo que seja uma testemunha eloquente da fé que contamos como especial intercessor no Céu e modelo de vida cristã aqui no mundo. Todos os anos esta Solenidade reveste-se de alegria na renovação da fé, da esperança e da caridade, mas este ano somos convidados especialmente a recordar o 22 de janeiro do ano 2000: também estávamos no início de um Jubileu da Encarnação, quando Dom Manuel Clemente era constituído sucessor dos apóstolos e especial testemunha da esperança cristã.
Por isso, este 22 de janeiro de 2025 é não só ocasião, mas sobretudo uma oportunidade para darmos graças a Deus pela vida e pelo ministério do Senhor Dom Manuel Clemente, Patriarca Emérito, que serviu entre 2000 e 2007 como bispo auxiliar de Lisboa; depois, até 2013, como bispo do Porto; finalmente, regressou à sua diocese de nascimento, que serviu como Patriarca de Lisboa entre 2013 e 2023.
Assim, convoco toda a diocese de Lisboa para a Solenidade de São Vicente, com Missa celebrada às 19 horas na Sé Patriarcal, ocasião em que será assinalado o Jubileu Episcopal de D. Manuel Clemente. Peço aos Párocos e outros responsáveis de comunidades cristãs que convoquem todos os fiéis a participar nesta celebração.
Com votos de fecundo ano pastoral, cumprimento-vos fraternalmente,
† RUI, Patriarca de Lisboa
Lisboa, 6 de janeiro de 2025